Para a perfuração de um poço artesiano, precisa-se de uma equipe de profissionais altamente capacitados, além de equipamentos modernos e tecnologia de ponta.
A perfuração de poços tubulares deve ser feita sob o comando de um engenheiro, ou geólogo, ou engenheiro de minas ou mesmo engenheiro com atribuições conferidas pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).
Tais profissionais realizam o acompanhamento, desenvolvimento e conclusão de cada obra executada. Com equipamentos adequados, as perfurações realizadas pela empresa são concluídas em curto prazo, trazendo ainda mais vantagens.
A Maqpoços realiza dois tipos de perfurações:
Poço em Sedimento
É o poço tubular profundo perfurado em locais onde a linha de pressão do aquífero está acima do nível do solo, fazendo com que a água jorre espontaneamente, sem a necessidade de uma bomba para extraí-la. Também é conhecido como poço jorrante ou surgente. Encontrar um poço artesiano depende exclusivamente da região e condição geológica e não da técnica ou equipamentos empregados na perfuração.
Poço em Rocha Cristalina
É o poço tubular construído para captar a água que flui pelas fraturas ou fendas existentes nas rochas cristalinas. Para chegar na rocha, a perfuração atravessa a parte de sedimento, que é vedada para impedir infiltrações e eventuais contaminações.